ShEST Shrimp Genome Project

Contato

Mapa do Site

 Início » Apresentação



Apresentação

Participantes

Histórico

Financiamento
Mineração de dados
Na imprensa
Documentos e publicações
Serviços Restritos


English

 

O projeto genoma EST do camarão Litopenaeus vannamei visa seqüenciar milhares de EST (Expressed Sequence Tags), em 3 anos, através da formação de uma rede de laboratórios, de maneira a colocar o Brasil dentre os países de vanguarda nos estudos genômicos dessa espécie, subsidiando o desenvolvimento de modernas tecnologias de base genética para o setor produtivo brasileiro, tais como mapeamento genético, identificação de genes relacionados a caracteres de interesse econômico e seleção assistida por marcadores moleculares.

A espécie L. vannamei é originária do Pacífico americano e, desde sua introdução na aqüicultura brasileira, vem se destacando como a principal espécie de cultivo em nossa costa, totalizando atualmente uma produção anual acima de 40 mil toneladas.

O tamanho do genoma dos camarões do grupo peneídeos é de aproximadamente dois-terços o do genoma humano, ou seja, cerca de 2 bilhões de pares de bases.

OBJETIVOS

O objetivo central do presente projeto é o seqüenciamento de milhares de EST (Expressed Sequence Tags) do camarão marinho Litopenaeus vannamei, a principal espécie de crustáceo cultivada atualmente no Brasil.

A partir desse seqüenciamento, o projeto genoma do camarão também tem como objetivo abrigar, num segundo momento, duas importantes abordagens: (1) o genoma funcional e (2) o Mapeamento físico do DNA. O mapeamento físico, que incluirá outros marcadores moleculares, como os microssatélites, além da localização cromossômica das ESTs seqüenciadas, permitirá o desenvolvimento de um mapa saturado que, no futuro, servirá de base para novos estudos que visem a localização dos chamados QTLs (Quantitative Trait loci = locos ligados à caracteres de interesse econômico). No genoma funcional deverá ser estudada a expressão de vários genes de interesse identificados no seqüenciamento, tais como, genes de proteínas regulatórias (por ex: homeobox), proteases, relacionadas ao metabolismo de proteínas, e cistatinas, proteínas anti-fungicas e anti-parasitas.

Outros objetivos decorrentes do projeto genoma camarão são: 

(a) formar uma base de conhecimento genético da espécie L. vannamei, que ficará disponível ao setor produtivo de camarão do Brasil, além das instituições que regulam ou ordenam a sua cadeia produtiva; 

(b) disponibilizar um número elevado de marcadores moleculares que subsidiará um futuro Programa de Melhoramento Genético da espécie, para a produção de linhagens de camarão superiores; 

(c) pela identificação de genes candidatos relacionados aos caracteres de interesse econômico, subsidiar o aproveitamento desse conhecimento na produção de linhagens resistentes às doenças ou de melhor e maior crescimento; 

(d) utilizar o conhecimento obtido no genoma do L. vannamei como modelo para inferências e futuras investigações no genoma de nossas espécies nativas de camarão; 

(e) identificar genes cujas proteínas possam ser expressas em laboratório e estudadas quanto a sua estrutura e função e possível utilização comercial.


 

Copyright © 2003-2007 - ShEST Shrimp EST Genome Project 
  Todos os Direitos Reservados Créditos WebMaster: Diogo Santana Martins [diogosm(at)comp(dot)ufscar(dot)br]