ShEST Shrimp Genome Project

Contato

Mapa do Site

 Início » Mineração de Dados



Apresentação

Participantes

Histórico

Financiamento
Mineração de dados
Na imprensa
Documentos e publicações
Serviços Restritos


English

 

IDENTIFICAÇÃO DA PROTEÍNA ALERGÊNICA TROPOMIOSINA NO Litopenaeus vannamei

 

Proponente: Emygdia Rosa Leal Mesquita, UFMA

 

Resumo e Objetivos:

Hoje em dia, muitas pessoas sofrem com algum tipo de alergia. O processo alérgico é altamente prejudicial à quem o desenvolve e pode levar à morte. Entre os vários tipos de processos alérgicos existem aqueles relacionados ao consumo de frutos do mar. Nos últimos 20 anos, um grande número de alérgenos foi identificado nesse tipo de alimento. Três diferentes grupos de pesquisa identificaram a proteína muscular tropomiosina, como o maior alergênico encontrado nos camarões (Daul et al., 1993a, 1993b, 1994; Shanti et al., 1993; Leung et al., 1994). Outros estudos mostraram ainda que mais animais além dos camarões possuem a mesma proteína. Entre estes figuram outros crustáceos, como lagostas e caranguejos; aracnídeos; insetos, como baratas, e grupos de moluscos.

A tropomiosina está relacionada ao processo de contração muscular. Ela é uma molécula presa à actina do filamento fino muscular, de forma espiralada, sobre a dupla hélice. Ela impede a ligação actina/miosina, bloquea o sítio de ligação e forma um complexo troponina/tropomiosina que regula a concentração de íons cálcio (Ca2+), no processo de contração do músculo.

Como citado anteriormente, essa proteína foi identificada em várias espécies de camarão, entre elas Metapenaeus ensis, Farfantepenaeus aztecus e Litopenaeus seriferus. Partindo do pressuposto de que a tropomiosina é de grande importância para a medicina, principalmente no que diz respeito às alergias e anafilaxias, a identificação desta proteína no Litopenaeus vannamei traria a possibilidade de estudos mais aprofundados em relação às profilaxias contra processos alérgicos. Para maiores informações consultar [Lehrer, S.B.; Ayuoso, R.; Reese, G. (2003) Seafood Allergy and Allergens: A Review. Mar. Biotechnology. 5: 339–348.

 

Equipe:

Por: Andréya Márcya Holanda Viana (Colaboradora)

Emygdia Rosa Leal Mesquita (Coordenadora Local)

Fernando José Brito Patrício (Colaborador)

Magda Helena Nogueira Barbosa (Bolsista ITI)

Paulo Vitor Soeiro Perreira (Colaborador)

 

 


 

Copyright © 2003-2007 - ShEST Shrimp EST Genome Project 
  Todos os Direitos Reservados Créditos WebMaster: Diogo Santana Martins [diogosm(at)comp(dot)ufscar(dot)br]